Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida investe em tecnologia para aprimorar a coleta de dados pelos agentes comunitários de saúde

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 05 Outubro 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

A Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida, está dando um passo importante na melhoria do sistema de saúde da cidade. Recentemente, a secretaria realizou um investimento significativo em equipamentos de informática para aprimorar a captação de dados realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Entre os equipamentos adquiridos, destacam-se 18 tablets atualizados, equipados com capas de segurança para garantir a integridade dos dispositivos. Essa iniciativa visa otimizar a coleta de informações de saúde por parte dos ACS, que desempenham um papel crucial na identificação de problemas de saúde locais, acompanhamento de pacientes e promoção de medidas preventivas.

Os equipamentos contêm o sistema do IDS sistema de informatização terceirizada, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. No passado, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, os dados são preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade foi aumentada, assim como a qualidade do atendimento. Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.

A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Mariah Borges Araújo, enfatizou a importância desses equipamentos atualizados para aprimorar a eficiência na coleta de informações. Com mais de 1.200 visitas mensais realizadas pelos ACS, a agilidade na captura e transmissão de dados é fundamental para um atendimento de qualidade à comunidade.

Essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida demonstra um compromisso contínuo com a excelência no cuidado com a saúde da população local. A utilização de tecnologia de ponta, como os tablets atualizados, fortalece a capacidade da equipe de saúde de coletar e analisar dados de forma mais rápida e eficiente, permitindo a tomada de decisões mais informadas e a implementação de estratégias de saúde mais eficazes.

Com a integração da tecnologia na rotina dos agentes comunitários de saúde, Boa Vista da Aparecida segue como um exemplo de como a inovação pode contribuir para aprimorar os serviços de saúde em nível municipal, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população.