Cisop terá Ônibus exclusivo no transporte de pacientes de Cascavel a Curitiba

Além de economia para os cofres dos municípios, os usuários terão mais conforto e qualidade no trajeto

Oferecer transporte de qualidade para pacientes que necessitam de atendimento na Capital do Estado e, além disso, gerar economia aos cofres dos municípios da área de abrangência do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). Foi pensando assim que o Prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, teve a brilhante ideia do programa Viação Saúde: um ônibus exclusivo, seminovo e dotado de toda comodidade e conforto possível, para realizar diariamente o transporte de pacientes de Cascavel a Curitiba. Antes cada município era responsável em fazer o trajeto, da sua localidade até a Capital.

O Convênio para a viabilização deste serviço foi assinado na manhã do último dia (18) em Cascavel. A solenidade contou com as presenças do secretário estadual de Saúde, Michelle Caputo Neto, e de vários prefeitos, entre eles Leonir dos Santos (Boa Vista da Aparecida), que preside o consórcio, Leonaldo Paranhos (Cascavel), Germano Bonamigo (Céu Azul), Hélio Brunning (Três Barras do Paraná), Moisés Aparecido de Souza (Catanduvas), Dr. Giovani (Corbélia), Marlene Revers (Quedas do Iguaçu) e Nei Sgobi (Vera Cruz do Oeste), além de representantes da Viação Garcia, empresa vencedora da licitação.

Além do transporte e de toda a comodidade, Leonir destaca que antes muitos municípios, para economizar, enviavam à Capital um veículo com vários pacientes, alguns com consultas na segunda-feira, outros de dois a três dias depois, e ficavam esperando a consulta de todos para voltar para o município de origem. Com este projeto o paciente volta no mesmo dia. “Os pacientes que tem consulta marcada na segunda-feira e o outro que tem consulta na quinta, ou na sexta-feira, não precisa ficar esperando, o ônibus sai no dia anterior, à noite, e no outro dia já volta, ou seja, quem tem consulta na segunda já volta no mesmo dia, quem tem na terça, por exemplo, sai na segunda à noite e na terça já pode voltar”, destacou Leonir.

Outro benefício que o projeto Viação Saúde oferece é a estrutura oferecida pela empresa vencedora da licitação. Após a chegada do ônibus na capital, a empresa disponibiliza uma van, a qual levará os usuários até seus respectivos destinos. Após o atendimento, retornam à sala de apoio e voltam á Cascavel. “Os prefeitos estão felizes, pois além do conforto vai gerar economia, e lá em Curitiba estes pacientes terão um lugar de apoio e uma van que levará até o local desejado”, afirma Leonir.

Leonir ainda destaca a possibilidade de enviar, junto com os pacientes, um enfermeiro para dar todo o apoio necessário durante o trajeto. “Estou vendo a possibilidade de incluir um enfermeiro dentro do ônibus para cuidar dos pacientes, pois caso algum paciente passe mal, teremos um enfermeiro para dar todo o apoio e os primeiros atendimentos de imediato”, informou Leonir.

O projeto terá o seu início a partir do dia 01 de novembro. Os municípios da área de abrangência do Cisop terão que levar os pacientes até Cascavel, cidade de saída do transporte com os seguintes horários:

Cascavel – Curitiba: 08:45hrs e 22:45hrs.
Curitiba – Cascavel: 12:45hrs e 22:45hrs.

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695