Alerta para risco de raiva transmitida por morcegos em Boa Vista da Aparecida

Proprietários de cães e gatos precisam manter a vacinação dos animais em dia.

A Vigilância Sanitária epidemiológica de Boa Vista da Aparecida emite um alerta sobre a raiva transmitida pelo morcego, ao encontrar um animal infectado na área urbana, e o principal alerta é para os proprietários de cães e gatos, que precisam ficar atentos à vacinação de seus animais. Por determinação do Ministério da Saúde a vacina só está disponível na rede privada.
“Morcegos hematófagos são os que transmitem a raiva, porém eles se abrigam no mesmo espaço dos morcegos frutíferos e outras espécies, e quando as fêmeas estão no cio acabam brigando e a transmissão ocorre quando tem ferimento por mordidas. O grande risco é que esse morcego antes de ficar doente morder o animal de estimação, e esse acabar atacando pessoas e transmitindo a doença.” explica a enfermeira Ângela P. de Lima.
Esse alerta se estende também aos proprietários rurais, pois seus rebanhos e animais de estimação podem ser alvo desses morcegos. Sabendo que a raiva é 100% mortal e leva a perda de rebanho e transmissão aos seres humanos. Havendo contato ou suspeita de raiva precisa com urgência entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município para averiguação.

Os Morcegos
O morcego é um mamífero de hábitos noturnos que tem importante papel na preservação ambiental, mesmo nas cidades. Com uma dieta baseada em frutas e insetos os morcegos atuam na polinização de inúmeras frutíferas. Nas cidades, muitas espécies de morcego são conhecidas por consumirem até o dobro de seu peso em insetos em apenas uma noite.
O morcego é considerado um animal inofensivo. O Brasil abriga pelo menos 170 espécies de morcegos e a preservação desse animal levou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente a declarar os anos de 2011 e 2012 como “Anos Internacionais do Morcego”.
Ao se abrigar em residência esses animais não devem ser morto, como são animais silvestres, quem fizer isso estará cometendo crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa. Caso seja encontrado um morcego caído, vivo ou morto, a orientação é para que o mesmo não seja tocado e que se impeça qualquer outro animal de ter acesso. O ideal nesses casos é manuseá-lo com luvas e trazer para o Centro de Saúde de Boa Vista.

A Raiva
O vírus da raiva é transmitido por meio de mordedura, arranhadura e lambedura de animais como morcegos, cães e gatos contaminados. A doença pode ser transmitida entre os animais e para os humanos. A raiva humana é uma doença viral aguda, progressiva e mortal.
Os proprietários de animais domésticos, como cães e gatos, têm a responsabilidade dobrada. Segundo o Estatuto Municipal de defesa, controle e proteção dos animais (Lei 196, de 12 de Novembro de 2012) é obrigação dos proprietários manter a vacinação dos animais em dia. A vacina antirrábica não é mais fornecida pelo Ministério da Saúde e deve ser ministrada em clínicas veterinária particulares.

 

 

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695