Reunião encerra curso de capacitação em Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Combate em Endemias

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 19 Julho 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

A capacitação foi realizada na modalidade EAD com carga horária de 1.275hs, sendo 570 horas de concentração e 705 horas prática-presencial

Na manhã desta sexta-feira (14) reuniram-se na sala de reuniões da prefeitura de Boa Vista da Aparecida, Prefeito Leonir dos Santos, secretário de saúde Rildo Peloso, diretores, enfermeiras e os formandos do curso de capacitação de Agentes Comunitário de Saúde e de Combate a Endemias, onde receberam um kit de aferição de pressão digital e aparelho de medir taxa de glicose no sangue, os quais serão usados nas visitas em residências do município. Ao todo foram 8 (oito) Agentes Comunitário de Saúde e 4 (quatro) Agentes de Combate a Endemias.

No Projeto Saúde com Agente, constituiu-se uma parceria da UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde e CONASEMS — Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O Curso em Agente Comunitário de Saúde visa formar Agentes Comunitários de Saúde, de forma teórica e tecnicamente, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças, agravos e aperfeiçoar os processos de trabalho, o que os direciona pelos indicadores de saúde integrado a vigilância em saúde.

Já o curso em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate a Endemias, visa formar teórica e tecnicamente os Agentes de Combate às Endemias na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos ou ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com realce na promoção da saúde.

O curso contou com um sistema de preceptoria e de tutoria, para o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, que foram exercidas por: Supervisores e coordenadores do sistema de preceptoria e de tutoria, Tutores (Atividades Teóricas), Preceptores (Atividades Práticas/Presenciais).

A enfermeira Ângela de Lima contribuiu como preceptora do curso para os 12 agentes da secretaria de saúde municipal de Boa Vista da Aparecida, segundo ela o objetivo principal é a assistência a saúde da população. “O objetivo principal é a assistência a saúde da população, seja individual, familiar e no ambiente, ou seja a prevenção, promoção e a proteção da saúde dos munícipes” conclui a enfermeira.