Programa Saúde na Escola promove combate e prevenção contra o mosquito da dengue em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 05 Outubro 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O município de Boa Vista da Aparecida, promoveu no último dia 04 de outubro, no Centro de Convivência dos Idosos, uma ação educativa e inovadora com o objetivo de levar conscientização e envolvimento da comunidade escolar no combate e prevenção contra o mosquito da dengue. O Programa Saúde na Escola, em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, foi idealizada pela Equipe de Controle de Endemias e apresentou aos alunos da rede municipal e estadual de ensino uma palestra e teatro com fantoches. A ação foi focada aos alunos da área urbana, onde há a maior concentração de casos e infestação de Dengue.

A ação visa sensibilizar os estudantes e a comunidade em geral sobre a importância de receber e colaborar com os Equipe de Controle de Endemias, que desempenham um papel crucial na identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A coordenadora do Programa Saúde da Escola, Josteane Signorini, enfatizou a relevância dessa iniciativa, destacando que a prevenção da dengue é uma responsabilidade compartilhada. Ela ressaltou que receber a Equipe de Controle de Endemias de forma positiva e colaborativa é essencial para o sucesso das ações de controle da dengue. Além disso, a conscientização desde cedo por meio das escolas pode ter um impacto significativo na redução dos casos da doença.

A peça teatral e a palestra, desenvolvida pela Equipe de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, foi apresentada e envolveu os alunos, mostrando situações práticas de como prevenir a proliferação do mosquito da dengue, como a eliminação de recipientes com água parada e o uso de repelentes. A interação com a Equipe de Controle de Endemias foi enfatizada como uma oportunidade de aprendizado e cooperação.

O Programa Saúde na Escola em Boa Vista da Aparecida demonstra como a integração entre saúde e educação pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra doenças transmitidas por vetores. A educação aliada à ação comunitária desempenha um papel fundamental na promoção da saúde pública e na redução da incidência da dengue.

Espera-se que iniciativas como essa inspirem outras pessoas a adotar abordagens semelhantes, para que todos se tornem agentes ativos na prevenção de doenças transmitidas por vetores, como a dengue. Com esforços contínuos e a conscientização da população, é possível reduzir o impacto dessa doença e garantir um ambiente mais saudável para todos.