Prefeitura de Boa Vista da Aparecida realiza reunião com moradores das “Casas da Itaipu”

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 18 Maio 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

Reunião contou com a participação de cerca de 20 pessoas e foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores

Com o objetivo de sanar dúvidas e atender algumas demandas dos moradores desta localidade, o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida, promoveu uma reunião na noite desta quarta-feira, 17, na Câmara Municipal. Participaram da reunião o prefeito municipal Leonir dos Santos, secretário de administração Renato Chernhak e equipe administrativa.

Segundo o prefeito Leonir dos Santos, o objetivo foi esclarecer algumas dúvidas das contrapartidas dos moradores, homologação da energia fotovoltaica entre outros assuntos. “Hoje nos reunimos aqui para apresentar algumas contrapartidas que os moradores devem fazer, para que no final da concessão de uso, possam ter as suas residências de forma definitiva, escriturada em seus nomes, mas para isso devem atender os critérios conforme a lei que autorizou esse termo de uso,” disse o prefeito.

Leonir comentou que o município ira fazer uma fiscalização, pois houve denuncias de irregularidades, e que caso isso seja comprovado, a administração tomará medidas para que o termo de concessão de uso prevaleça. “Recebemos algumas denuncias de irregularidades, os ficais do município irão agora verificar, caso seja comprovado, os moradores que descumpriram o termo poderão perder a concessão de uso” afirmou o chefe do executivo.

Leonir ainda disse que ainda este ano, o asfalto chegará as ruas daquela localidade. “Ainda esse ano o asfalto chegará as ruas deste bairro, proporcionando mais conforto aos moradores que usam as vias” finalizou Leonir.

Os moradores devem procurar o setor de tributação do município, fazer o requerimento e cadastrar a moradia para regularização do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é uma das cláusulas do contrato de termo de uso, atualmente no valor aproximado de R$ 45,00 por ano.

Segundo o morador Luiz Fernandes da Silva Lits, que é casado e pai de dois filhos, antes desta moradia a família pagava aluguel, e que agora este valor é economizado, e o valor do IPTU é baixo e isso irá gerar benefícios futuros há quem vive na localidade. “A Nossa família pagava aluguel, ou morava de favor, agora com a casa este valor a gente economiza, o pagamento do IPTU é bem baixo, apenas R$ 45,00 ao ano, e sabemos que temos que fazer a nossa parte, para que no futuro possamos receber essa moradia de forma definitiva” comentou o morador.

Na reunião foi esclarecido sobre a homologação das placas fotovoltaicas que produzem energia solar e geram economia aos moradores. Nilvo José Mendes da Silva comentou que irá melhorar a qualidade de vida da família, pois com essa economia que terá em sua conta de luz, o valor ele poderá utilizar para outras coisas do dia a dia. “Isso é muito bom, vai gerar economia pra gente, e esse valor podemos fazer outras coisas, é muito bom mesmo”, comentou o morador.

O morador Luiz Fernandes da Silva Lits, disse que essa economia irá ajudar a todos os moradores que ainda não homologaram as placas. “Vai ajudar muito, hoje em dia tudo que a gente pode economizar é bom, creio que será em boa hora” disse o morador.