Prefeitura de Boa Vista da Aparecida fortalece segurança nas escolas com formação para situações emergenciais

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 04 Maio 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

A capacitação será realizada neste sábado dia 06 de maio no Centro de Convivência dos Idosos

Em continuidade às ações de fortalecimento do trabalho já desenvolvido na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista da Aparecida realiza, neste sábado, 06, uma formação em situações emergenciais, com foco na prevenção e segurança nas escolas municipais. A palestra será realizada de maneira intersetorial, numa parceria entre as secretarias municipais da Educação, Assistência Social, Esportes e Saúde.

A formação será de forma presencial e obrigatória a todos os funcionários municipais diretamente ligados ao programa Escola mais Segura, conforme portaria 082/2023. O evento irá acontecer no Centro de Convivência dos Idosos, Escolas Municipais e Associação dos Funcionários Públicos. A Palestra tem como público-alvo diretores, coordenadores, professores, vigias, guardiões, zeladores, cozinheiras entre outros profissionais ligados diretamente com crianças e adolescentes da rede municipal, a previsão é que mais de 360 pessoas participem do evento.

O Prefeito Leonir dos Santos destacou a importância desta formação para o município. “Esta é mais uma das medidas que estamos tomando no programa Escola mais Segura, é uma palestra com pessoal capacitado, Capitão do Exército Brasileiro aposentado, altamente qualificado e um Sargento do Corpo de Bombeiros”, afirmou o prefeito.

Leonir ressaltou, também, que o projeto instituído pela Prefeitura incluiu diversas medidas, e todas elas serão aplicadas dentro de um cronograma já definido. “O nosso objetivo maior é que as nossas escolas promovam carinho, amor e produzam conhecimento para que as nossas crianças se tornem cidadãos preparados para a sociedade, cada vez melhores. A educação liberta e precisamos que essas crianças e adolescentes tenham esse papel, que sejam orgulho da nossa cidade”, destacou o chefe do executivo.

O Secretário de Administração Renato Chernhak destaca que garantir a segurança da comunidade escolar das unidades de ensino da rede municipal é uma prioridade da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida. Para isso, ressalta ele, que a administração, já deu a ordem de compra de 50 câmeras de videomonitoramento além de 10 DVR´s os quais serão instalados em todos os prédios públicos, e em breve buscará alinhar parceria com a APMF´s para equipar as unidades de ensino com sistema de vigilância eletrônica, botões de pânico que permitem rápido acionamento das forças de segurança em casos de emergência. “Essa ação da palestra de capacitação faz parte do projeto Escola mais Segura. Já solicitamos a compra de câmeras de monitoramento entre outros equipamentos e agora estamos buscando mecanismos para realizar uma parceria para a instalação de sistema de vigilância eletrônica, com botões de pânico”, pontuou Renato.

Formação

Dividido entre teoria e prática, a palestra formativa tem como principal objetivo orientar os profissionais sobre como agir em emergências nas escolas, a exemplo de invasão com arma branca e arma de fogo, defesa pessoal, primeiros socorros e evacuação em caso de incêndio.