Open de Xadrez em Boa Vista reúne mais de 80 enxadristas da região

Categoria: Esporte Publicado: Domingo, 26 Julho 2015 Escrito por SoftSul - Admin

A segunda edição do Open de Xadrez realizada no dia 24 de outubro, em Boa Vista da Aparecida atraiu dezenas de participantes com idade a partir de oito anos até a categoria livre adulto. O open de xadrez que foi a quarta etapa do circuito regional trouxe um número de atletas bem acima do esperado, principalmente se comparado ao do ano passado.

A idealizadora do projeto e professora responsável pelo projeto de inclusão a essa nova modalidade de esporte, professora Rozinete Caimi, fala do sucesso do evento. “Esse torneio já é a segunda edição, o ano passado teve, mas eu não tive um número tão grande de participantes. Nessa etapa foram pouco mais de oitenta, agora tem a final em Cascavel dia 22 de novembro”, explica Rozinete.

Os trabalhos de inclusão a essa modalidade, começou há 12 anos com alguns alunos do Colégio Estadual Paulo VI, a iniciativa deu certo, e hoje os atletas do xadrez já formaram dois grandes projetos: “Este trabalho já é feito a mais ou menos uns 12 anos no colégio Paulo VI, começou  com as minhas horas atividades, desde lá só foi crescendo, e hoje temos um número bem expressivo de alunos”, enfatiza Rozinete.

Vale destacar a participação de atletas do Colégio Paulo VI, que avaliaram positivamente o torneio em relação a edição passada, conforme fala o atleta Gabriel: “Já participei de alguns torneios em outras cidades, mas este aqui foi o melhor. Muitos atletas de fora participaram, jogaram bem, mas nós mostramos que o nosso treinamento nos deu boas colocações no final”.

A professora Rozinete, ressaltou ainda que Boa Vista da Aparecida foi representada no Estado e também no Brasil, por atletas que ficaram campeões estaduais, e conseguiram expressiva colocação no torneio nacional: “O resultado deste trabalho chegou no ano passado e neste ano, ao brasileiro, nós tivemos o Leonardo ano passado campeão paranaense, e este ficou em segundo e foi disputar o brasileiro”.

A prefeitura de Boa Vista da Aparecida em parceria com o Colégio Paulo VI apoiou o evento com o patrocínio da premiação e pagamento da arbitragem do segundo open de xadrez.

O evento reuniu cerca de 80 enxadristas de Cascavel, Corbélia, Lindoeste, Boa Vista e Cafelândia, na categoria Aberto o título ficou com ILOYZIEL JOÃO MOREIRA (CLUBE DE XADREZ CASCAVEL), já na categoria até 12 anos quem levou o primeiro lugar foi EDUARDO COELHO FERREIRA (C.E.PAULO VI /Boa Vista)