Carteira de vacinação vira item obrigatório para matrículas em escolas do Paraná

Categoria: Educação Publicado: Segunda, 22 Outubro 2018 Escrito por Adriana - SoftSul

As escolas em Boa Vista da Aparecida terão cronograma para declaração das vacinas.

Pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula escolar de crianças e adolescentes até dezoito anos precisarão apresentar a Carteira de Vacinação do estudante no ato da matrícula. A obrigatoriedade é válida para todas as instituições de ensino da rede pública e particular do Paraná que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e médio.
A mudança é determinada pela Lei nº 19.534, de 4 de junho de 2018 e exige que os alunos dos 399 municípios do estado apresentem o documento atualizado de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e com o Calendário de Vacinação do Adolescente, disponibilizados pela de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Segundo a lei, a falta de apresentação da Carteira de Vacinação ou a constatação de que alguma das vacinas obrigatórias não foi tomada pelo aluno não impossibilitará a matrícula. No entanto, a situação deverá ser regularizada pelo responsável em até trinta dias. Em caso de descumprimento, o Conselho Tutelar poderá ser comunicado imediatamente para providências.
Para os alunos que devem ser matriculados nas escolas municipais e estaduais em Boa Vista da Aparecida, a secretaria de saúde ira realizar um cronograma, na parte da manhã e tarde, para oferecer a declaração para os alunos que tiverem em dia com a vacinação:

Dia

Instituição de Ensino

23/10/2018

Escola Linha Progresso

25/10/2018

Escola Flor da Serra

30/10/2018

Escola São Sebastião

01/11/2018

CMEI Hermínia Weiss

06/11/2018

CMEI Menino Jesus

08/11/2018

Escola Duque de Caxias

13/11/2018

Escola Boa Vista

20/11/2018

Escola Paulo VI

22/11/2018

Escola Padre Jandir

A medida vem na sequência da crescente preocupação do retorno de doenças como a poliomielite e o sarampo.

Vale lembrar que só serão dispensados da vacinação obrigatória os estudantes que apresentarem atestado médico de contraindicação à imunização.