Boa Vista da Aparecida anuncia medidas de segurança nas instituições de ensino

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 26 Abril 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

As medidas incluem, além de 9 instituições municipais, a Apae, o Programa Cuidar, o Colégio Paulo VI e o Ginásio de Esportes

O Prefeito Municipal Leonir dos Santos, após ouvir as demandas em reunião realizada no dia 13 de abril nas dependências da câmara municipal de vereadores, juntamente com representantes da Polícia Militar, vereadores, secretários, equipe administrativa e diretores das escolas municipais e estaduais, enviou projeto de Lei a Câmara Municipal de Vereadores, que institui o projeto Escola Mais Segura, o qual foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 26, por unanimidade. O projeto conta com ações e têm como objetivo fortalecer a segurança nas escolas da rede municipal de educação. “A vida é insubstituível e devemos tomar medidas imediatas, pois a segurança dos nossos alunos, professores e demais servidores é prioridade, estamos preocupados sim com a segurança em nossas escolas, não podemos jamais esperar acontecer para depois tomarmos atitudes, já havíamos discutido internamente sobre um programa amplo de monitoramento e segurança em todos os prédios públicos e nas principais vias da cidade, adquirimos  recentemente mais de R$ 70.000,00 em câmeras especiais e fizemos a cedência a ACIBA, as mesmas já estão sendo instaladas, e agora já ordenei a compra de mais 50 câmeras as quais serão instaladas imediatamente nas escolas e espaços públicos, além disso já determinamos que os vigias e guardiões, os que estavam escalados para noite, desde o dia 17 que fossem remanejados imediatamente para o período da manhã e de tarde, pois o nosso maior patrimônio é a vida” disse Leonir.

Conforme o prefeito, o programa “Escola + Segura”, prevê, além dos vigias e guardiões de forma presencial das 06:00 ás 18:00hrs todos os dias, inclusive feriados, sábados e domingos, a aquisição de câmeras de videomonitoramento e alarmes em todas as instituições de ensino e prédios públicos. Posteriormente será montado um Centro de Proteção e Monitoramento (CPROM), onde servidores capacitados estarão 24hrs por dia, durante os 7 dias da semana, em constante verificação, e qualquer atitude suspeita, repassarão ao comando da Polícia Militar que terão acesso ao sistema de forma mobile. Objetivo é que todos os prédios públicos, ruas e avenidas, sejam monitoradas constantemente.

Outra medida anunciada é a recomposição do Conselho Municipal de Segurança, para que os trabalhos sejam mais eficazes e realizados em parceria, assim poderão levar a administração pública os anseios da comunidade.

De acordo com o chefe do Executivo, a Secretaria Municipal de Educação já mantém nos ambientes escolares, trabalhos e ações de conscientização e combate à violência nestes espaços. “Nossos programas educacionais incluem ações anti bullying e também um diálogo aberto entre professores, pais e alunos. Precisamos fortalecer essas iniciativas e isso também está previso no programa da Escola + Segura”, anunciou Leonir.

Ações do programa Escola + Segura

Confira as sete medidas implantadas pelo Executivo para ampliar a segurança nas escolas da rede municipal de educação:

1. Remanejamento de servidores (vigias e guardiões) em escalas 12x36 horas diariamente nas instituições de ensino, tanto na cidade como no interior, com horário: 06:00hrs ás 18:00hrs, inclusive sábados, domingos e feriados;
  2. Aquisição e instalação imediata de 50 câmeras e alarmes para todas as escolas e prédios públicos;
  3. Recomposição do Conselho Municipal de Segurança Pública;
  4. Implantação do Centro de Proteção e Monitoramento (CPROM);
  5. Levantamento e projetos para reestruturação de muros, grades e cercas nas Escolas e Cmeis;
  6. Intensificação do projeto anti Bullying nas escolas como forma de ampliação da tolerância e do respeito ao outro;
  7. Capacitação dos servidores com cursos específicos;