Boa Vista da Aparecida sedia encontro do SIM Paraná sobre dependência química

Profissionais de municípios da região compareceram à capacitação para trabalho em rede, realizada pela 10ª Regional de Saúde

Nesta quarta-feira (11), o município de Boa Vista da Aparecida sediou a capacitação microrregional da 10ª Regional de Saúde sobre dependência química. Estiveram presentes profissionais de Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia e Lindoeste.

Segundo Vilma Maria, representante do SIM Paraná, o maior objetivo é aproximar todos os profissionais da rede com assistência e cuidado à dependência química com o SIM Paraná e, para isso, se fazem necessárias as capacitações.

Os profissionais dos quatro municípios das áreas de saúde, educação, assistência social e conselho tutelar estiveram reunidos na Câmara de Vereadores desde às 09:00h. Lá, ouviram sobre três assuntos: abordagem à família, como o município pode trabalhar o conceito de família que tem um dependente químico; quais são as propostas terapêuticas que o município pode começar a fazer dependendo do nível de uso do paciente; e o plano terapêutico singular, que é a proposta terapêutica do paciente, onde envolve o SIM Paraná, a família, o município e a ressocialização à sociedade.

Aline Baranceli, psicóloga da 10ª Regional de Saúde, explica que o processo de qualificação dos profissionais que atuam em rede é mais eficaz se realizado dessa forma, com atendimento microrregional.

“A gente vem com o objetivo de divulgar o SIM Paraná, que é regional, e atende os 25 municípios que fazem parte da 10ª Regional. Nós visitamos as microrregiões para possibilitar a maior participação dos profissionais. E quando falamos em saúde mental, atendimento às pessoas que usam álcool e drogas, se não trabalharmos em rede, com educação, assistência social, conselho tutelar e saúde, acabamos não fazendo ações muito efetivas, então esse é um processo de qualificação dos profissionais”, explica ela.

Av. Cícero Barbosa Sobrinho, 1190
Aberto de segundas às sextas
das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695