Ação integrada leva palestra sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Categoria: Notícias Publicado: Segunda, 05 Junho 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O Evento ocorreu dia 29, nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos

Nesta última semana, em atividades integradas entre a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação foram realizadas cinco palestraspara alunos da rede municipal e estadual de ensino em Boa Vista da Aparecida. O tema foi a campanha nacional MaioLaranja: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituída pela Lei Federal 9.970/00. O encontrou contou com a participação dos alunos e finalizou com a participação dos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes. Outras ações são realizadas periodicamente, como o trabalho de fortalecimento de vínculos, com reuniões mensais que trabalham diversos temas, reuniões com o grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e PAEF (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), ações lúdicas trabalhadas nas escolas com a temática de prevenção a violência sexual, além de capacitações técnicas voltadas aos profissionais da rede de proteção.

A palestra foi realizada pelo professor Enirson Macagnan, graduado em História e Serviço Social, além de servidor público a mais de 20 anos, segundo ele é um assunto muito sério e que abrange toda a sociedade. “Falar sobre abuso sexual de crianças e adolescentes é um assunto muito sério e que envolve toda a sociedade, as vezes difícil de ser abordado pelos pais, mas é um assunto de extrema necessidade, e ações como esta que foi realizada é muito bom, levar informação as crianças e também aos adultos, ficarem alerta a qualquer mudança de comportamento, saber observar, pois infelizmente a grande maioria dos casos de abusos acontecem dentro da própria casa”comentou o palestrante.

DENÚNCIAS

Em casos de situações de violência contra crianças de adolescentes, denuncie:

190 Polícia Militar | Conselho Tutelar | Plantão/Whats: (45) 9 9121-0187 | Fixo: (45) 3287-1198 | Disk 100 Disk denúncia do Governo Federal.